Terra do nunca.

Onde é permitido sonhar.


18 de maio de 2011

Dias nublados e pensamentos ousados.

Ontem parecia que tudo ia melhorar, as lágrimas estavam diminuindo, as dores também. Estava seguindo em frente, continuava minha RA e AF perfeito, estava cuidando de mim, tentando ter paz. Mas mensagens inoportunas não pararam, não pelas mensagens em si, mas pelo conteúdo destas, tem coisas que são desnecessárias, então voltaram minhas lágrimas, meus pensamentos, minhas loucuras, a solidão. Esperei ansiosamente o horário para ver minha filha, depois meus amigos, esses momentos me ajudam muito. Tentei melhorar, conseguiram tirar alguns sorrisos de mim, foi bom, cheguei em casa pronta para dormir. Hoje acordei pensando que tudo ia ser melhor já acordei com uma mensagem, novamente me confundi. Penso, repenso, mas não há motivos para isso, segui em frente, vi que o tempo estava nublado, havia chovido muito e isso é horrível para mim. Como vou andando ao trabalho, meu tênis não é antiderrapante então sou obrigada a andar pela pista, odeio. Vim todo o caminho com maluquices na cabeça, fico pensando tanta coisa, ontem vi em um filme que nós temos o poder de controlar o nosso pensamento, basta treinarmos isso. Eu tento não pensar nessas coisas para não sofrer, mas acaba sendo inevitável. Enfim, ontem à noite conversei muito com um amigo, que está se mostrando um bom amigo, e eu cheguei à conclusão dos meus próximos passos:

Esquecer de vez o passado, não importa quão difícil isso seja, chegou à hora disso acontecer.

Ter a certeza de que não sou eu que estou perdendo em não está com alguém, e sim esse alguém que perde por não está comigo.

Ficar o máximo possível de tempo solteira e não confiar mais nos homens (também não espero que eles confiem em mim).

Ontem estive conversando com esse amigo meu sobre amor, sexo, paixão, beijos, desejos proibidos, fantasias, fui dormir pensando nisso e aposto que ele também. Aí pensei poderia fazer um texto sobre isso. Mas vindo hoje ao trabalho me lembrei que alguém muito mais inteligente que eu já o fez, então com certeza cada palavra desse texto é uma inspiração de algum pensamento também meu e talvez de todos nós. Quem sabe o que é sexo ou amor de verdade vai entender o que esse artigo de Arnaldo Jabor diz, imagino que muitos já leram, vale a pena reler e quem nunca leu, LEIA URGENTEMENTE.




AMOR É PROSA, SEXO É POESIA


Sábado, fui andar na praia em busca de inspiração para meu artigo de jornal. Encontro duas amigas no calçadão do Leblon:


- Teu artigo sobre amor deu o maior auê... – me diz uma delas.
- Aquele das mulheres raspadinhas também... Aliás, que você tem contra as mulheres que barbeiam as partes? – questiona a outra.
- Nada... – respondo. – Acho lindo, mas não consigo deixar de ver ali nas partes dessas moças um bigodinho sexy... Não consigo evitar... Penso no bigodinho do Hitler, do Sarney... Lembram um sarneyzinho vertical nas modelos nuas... Por isso, acho que vou escrever ainda sobre sexo...
Uma delas (solteira e lírica) me diz:
- Sexo e amor são a mesma coisa...
A outra (casada e prática) retruca:
- Não são a mesma coisa não...

Sim, não, sim, não, nasceu a doce polêmica ali à beira-mar. Continuei meu cooper e deixei as duas lindas discutindo e bebendo água-de-coco. E resolvi escrever sobre essa antiga dualidade: sexo e amor. Comecei perguntando a amigos e amigas. Ninguém sabe direito. As duas categorias trepam, tendendo ou para a hipocrisia ou para o cinismo; ninguém sabe onde a galinha e onde o ovo. Percebo que os mais “sutis” defendem o amor, como algo “superior”. Para os mais práticos, sexo é a única coisa concreta. Assim sendo, meto aqui minhas próprias colheres nesta sopa.

O amor tem jardim, cerca, projeto. O sexo invade tudo isso. Sexo é contra a lei. O amor depende de nosso desejo, é uma construção que criamos. Sexo não depende de nosso desejo; nosso desejo é que é tomado por ele. Ninguém se masturba por amor. Ninguém sofre de tesão. O sexo é um desejo de apaziguar o amor. O amor é uma espécie de gratidão posteriori pelos prazeres do sexo.
O amor vem depois, o sexo vem antes. No amor, perdemos a cabeça, deliberadamente. No sexo, a cabeça nos perde. O amor precisa do pensamento.
No sexo, o pensamento atrapalha; só as fantasias ajudam. O amor sonha com uma grande redenção. O sexo só pensa em proibições: não há fantasias permitidas. O amor é um desejo de atingir a plenitude. Sexo é o desejo de se satisfazer com a finitude. O amor vive da impossibilidade sempre deslizante para frente. O sexo é um desejo de acabar com a impossibilidade. O amor pode atrapalhar o sexo. Já o contrário não acontece.

Existe amor sem sexo, claro, mas nunca gozam juntos. Amor é propriedade. Sexo é posse. Amor é a casa; sexo é invasão de domicílio. Amor é o sonho por um romântico latifúndio; já o sexo é o MST. O amor é mais narcisista, mesmo quando fala em “doação”. Sexo é mais democrático, mesmo vivendo no egoísmo. Amor e sexo são como a palavra farmakon em grego: remédio e veneno. Amor pode ser veneno ou remédio. Sexo também – tudo dependendo das posições adotadas.
Amor é um texto. Sexo é um esporte. Amor não exige a presença do “outro”; o sexo, no mínimo, precisa de uma “mãozinha”. Certos amores nem precisam de parceiro; florescem até, mas sozinhos, na solidão e na loucura. Sexo, não – é mais realista. Nesse sentido, amor é uma busca de ilusão. Sexo é uma bruta vontade de verdade. Amor muitas vezes é uma masturbação. Sexo, não. O amor vem de dentro, o sexo vem de fora, o amor vem de nós e demora. O sexo vem dos outros e vai embora. Amor é bossa nova; sexo é carnaval.

Não somos vítimas do amor, só do sexo. “O sexo é uma selva de epiléticos” ou “O amor, se não for eterno, não era amor” (Nelson Rodrigues). O amor inventou a alma, a eternidade, a linguagem, a moral. O sexo inventou a moral também do lado de fora de sua jaula, onde ele ruge. O amor tem algo de ridículo, de patético, principalmente nas grandes paixões. O sexo é mais quieto, como um caubói – quando acaba a valentia, ele vem e come. Eles dizem: “Faça amor, não faça a guerra”. Sexo quer guerra. O ódio mata o amor, mas o ódio pode acender o sexo. Amor é egoísta; sexo é altruísta. O amor quer superar a morte. No sexo, a morte está ali, nas bocas... O amor fala muito. O sexo grita, geme, ruge, mas não se explica. O sexo sempre existiu – das cavernas do paraíso até as saunas relax for men. Por outro lado, o amor foi inventado pelos poetas provinciais do século XII e, depois, revitalizado pelo cinema americano da direita cristã. Amor é literatura. Sexo é cinema. Amor é prosa; sexo é poesia. Amor é mulher; sexo é homem – o casamento perfeito é do travesti consigo mesmo. O amor domado protege a produção. Sexo selvagem é uma ameaça ao bom funcionamento do mercado. Por isso, a única maneira de controlá-lo é programá-lo, como faz a indústria das sacanagens. O mercado programa nossas fantasias.

Não há saunas relax para o amor. No entanto, em todo bordel, FINGE-SE UM “AMORZINHO” PARA INICIAR. O amor está virando um “hors-d’oeuvre” para o sexo. O amor busca uma certa “grandeza”. O sexo sonha com as partes baixas. O PERIGO DO SEXO É QUE VOCÊ PODE SE APAIXONAR. O PERIGO DO AMOR É VIRAR AMIZADE. Com camisinha, há sexo seguro, MAS NÃO HÁ CAMISINHA PARA O AMOR. O amor sonha com a pureza. Sexo precisa do pecado. Amor é o sonho dos solteiros. Sexo, o sonho dos casados. Sexo precisa da novidade, da surpresa. “O grande amor só se sente no ciúme” (Proust). O grande sexo sente-se como uma tomada de poder. Amor é de direita. Sexo, de esquerda (ou não, dependendo do momento político. Atualmente, sexo é de direita. Nos anos 60, era o contrário. Sexo era revolucionário e o amor era careta). E por aí vamos. Sexo e amor tentam mesmo é nos afastar da morte. Ou não; sei lá... E-mails de quem souber para o autor.

12 comentários:

oh amigaaaa...vamos tentar esquecer o passado ne..
confie em vc..e tudo vai dar cert..
viva o agora...com os amigos e com a filha..
co o tempo o passado vai ficar bem distante e vc nao vai mais sofrer
bjos e te cuida menina
 
Bom Dia Amiga
Nem sempre as coisas são fáceis na vida da gente. Eu sempre acredito que elas aconteçam pra nos ensinar alguma coisa. Tudo tem o seu momento, com certeza na hora certa vai aparecer uma pessoa especial que vai te provar que é possível confiar sim num amor. Mas a solidão vem pra nos ensinar a gostarmos de nós, vem pra nos ensinar a convivermos com nós mesmos. E como é dificil aprender isso, num mundo onde tudo gira em torno do outro, onde dependemos sempre de um pai e mãe de um filho de um namorado ou marido de um amigo. Como é dificil quando dependemos somente da gente pra ser feliz.
Te desejo uma linda quarta minha amiga linda.
Um imenso beijo e fica com Deus
 
AMIGA PENSE SEMPRE QUE SE NÃO ESTA COM VC É Q NÃO TE MERECE, VC É LINDA, MARAVILHOSA E SE AMA, PORTANTO VIRE ESTA PÁGINA DE SUA VIDA E SEJE MUITO FELIZ, PQ LOGUINHO O AMOR TE ENCONTRARÁ NOVAMENTE!!

BJOS
 
De fato sexo e amor são coisas distintas, mas podem sim caminhar juntas.

Beeeeeijo e melhora logo ;*
 
amiga passando por aqui e vendo que vc tem passado por momentos difíceis ,eles fazem parte da vida e do nosso crescimento como ser humano ,eu sei que na hora que a gente ta no meio não ve uma saída ,mas ela existe e cabe a nós encontrarmos logo,não sei quem te faz sofrer,se é um homem ,uma solidão,
mas é bom chorarmos tbm regar aqui fora ,para semearmos por dentro ,quero de verdade que vc seja forte e guerreira ,pois sei só um pouquinho pelo que ja passou e com certeza passara mais uma vez,busque dentro de vc a resposta que tanto procura,reflita ,limpe as lágrimas e volte a sorrir vc merece ser feliz bjsssssssss
 
Bom dia amiga!!
Já passei por esta fase, em que você está passando e sei bem o que você está sentindo! Mas vai passar!! Na minha vida foi assim e o que veio depois foi mil vezes melhor que o primeiro! Não desacredite não!!! Apenas espere a sua felicidade chegar! Estou torcendo por você!!!!
Bjs e tenha um excelente dia!!!
 
Linda, se eu puder dar mais um pitaco, só vou te dizer o seguinte: fique mesmo solteira por uns tempos, mas CONFIE nas pessoas sim, pois não é por causa de 1 que outros terão que pagar por isso, muito menos você!

Confiando em si mesma, você voltará a confiar nas pessoas. Eu estou aprendendo isso às duras penas. Já sofri demais por amor (não sei se comentei no blog, mas já namorei por 8 anos e simplesmente fui traída umas 4 vezes, das quais 2 eu descobri e perdoei e as outras duas últimas eu desisti). Achei que iria morrer. Os dias ficaram nublados, a tristeza ia e vinha sem pedir licença, e eu só sabia chorar, fumar e beber café. Por 3 longos meses...

Mas agora, quase 3 anos depois, me sinto com autorização e mereço CONFIAR em outras pessoas, viver novas experiências e ser feliz. E sabe por que? Porque TODO O MUNDO merece ser feliz, independente do que algumas pessoas nos fazem às vezes. E principalmente: hoje eu ME AMO tanto que quero mais é amar muito, confiar demais e viver intensamente cada segundo com esse coração que já se machucou bastante e se machucará de novo, mas que BATE forte demais dentro de mim!

Se cure, se dê todo o amor do mundo nesse momento. Chore, berre, quebre coisas... Solte isso que está dentro de você! Pois quando passar, vai descobrir que, apesar dos pesares, essa talvez possa ser a melhor experiência que você já teve na vida. Porque é através dela que você vai se amar de uma forma tão inteira, fiel e consistente que poderá voltar a amar outra pessoa um dia. E amará de forma honesta, verdadeira, inteira. E isso não tem preço...

Estou aqui, torcendo por você e pode contar comigo pra qualquer coisa, ok?

Beijos!
 
Oi mocinha!!!!

Ahhhh não faça promessas de se afastar ou de fechar para o amor!
Quem se fecha corre o risco de deixar belas oportunidades passarem!

Eu sei que nesse momento tudo é doído, tudo muito sofrido!
Mas seja paciente, tudo isso vai passar e depois da chuva o céu vai se abrir e trazer um lindo arco-íris pra enfeitar a sua vida!!!

Conta comigo viu? Bjo
 
Lari, muito bom esse texto do Arnando Jabor, eu já tinha lido faz tempo, mas muito bom reler! Gostei também da adaptação que a Rita Lee fez pra música Amor e Sexo.

Olha, eu acho que vc deve confiar mais em vc e pode confiar nas pessoas sim. Mas nunca esperar demais delas. E nunca se jogar tão de cabeça logo de cara. Sofrer por amor faz parte da vida. E depois vc sai dessa mais madura!
Fica bem, tá. Tenta se ocupar de coisas legais, de pessoas que te acrescentem coisas boas e não perca esse sorriso lindo que vc tem!

Beijos e um abraço bem apertado!
 
passado passou e nele aprendemos muito, agora já era! passou e agora é bola pra frente, seja feliz da maneira que a vida permitir, acompanhada ou não, seja feliz com teus amigos, tua familia e era isso! força! bju!!!
 
oi! tem um selinho pra vc no meu blog!beijo
 
OI AMIGA!! PASSANDO PARA VER SE ESTAS MELHOR, TORÇO POR SUA RECUPERAÇÃO!1

BJOS E UM LINDO DIA PRA VC SEMPRE!!
 

Postar um comentário